7 de maio de 2016

Dica para os estudantes de Comunicação

Comunicadores, especialmente os jornalistas e estudantes de jornalismo,precisam estar sempre atualizados. Isso não é uma novidade, afinal, ouvimos os professores da faculdade nos dizerem isso desde o primeiro dia dentro da sala de aula.


Porém, todos sabemos que a faculdade nos exige tempo, e para aqueles que trabalham durante o dia, o tempo que se pode destinar para uma leitura que agregue prazer e conhecimentos, ou para assistir um filme importante para sua habilitação é minúsculo. Porém, não dá pra ficar pra trás, não é mesmo? Bom... fazer o quê, então?

Há alguns semestres uma das professoras do curso de Comunicação Social, a Cristiane Lindemann, nos deu uma sugestão em sala de aula: os vídeos do Observatório da Imprensa. 


O Observatório da Imprensa é um conhecido portal - e também programa de rádio e TV - brasileiro, voltado para os comunicadores. Seu principal foco é a análise da atuação dos meios de comunicação em massa no país. E eu já conhecia o portal, inclusive assinava a newsletter dele. Porém, quando recebia o e-mail com os destaques do website, me limitava a ler apenas alguns dos links sugeridos, e quando acessava a página - normalmente na correria - muitas vezes me contentava com as leituras da página inicial. 

Quando a profe Cris apresentou para uma turma em que eu estava os vídeos que são disponibilizados no canal do Observatório da Imprensa, eu me surpreendi. E como poucos falam desses vídeos, que eu, particularmente, considero muito bons, achei que essa era uma boa dica para os colegas comunicadores.

Basta acessar a aba Videos OI, e você terá acesso, gratuitamente, à uma série de documentários, reportagens, resenhas, etc, todos voltados para o mundo da comunicação. Por serem em sua maioria vídeos curtos, todo mundo pode tirar uns minutinhos até mesmo antes de dormir ou durante o intervalo do almoço pra assistir um ou outro que interesse mais. Dá pra fazer até pelo celular. 



Os vídeos do Observatório não vão te ajudar a ser a pessoa mais informada do mundo sobre tudo, mas com eles tu pode te manter um pouquinho mais por dentro, pelo menos, da área da comunicação. 

Então, fica a dica. 

Aliás, eu sugiro também que as outras abas do Observatório sejam exploradas. Dá pra achar bastante coisa legal, para todos os gostos possíveis. 

Nenhum comentário: